segunda-feira, 5 de abril de 2010

O quarto




No começo aquelas quatro paredes pareciam frias, sem sentido, sem significado. Desconfiada, ela lembra entrar no quarto e ver os rodapés cheios de pó. Era um aposento humilde, sem luxo e sem prepotência de ser grande. No quarto só havia o necessário, uma cama encostada na parede debaixo da janela, um armário que praticamente não havia nada e um pequeno criado mudo, onde estava guardado quase tudo que havia ali, alguns objectos e livros. Aquele lugar era o inicio de uma história.
Foi naquele pequeno quarto, que ela sentiu pela primeira vez a pessoa mais importante e mais completa do mundo. Todas as sensações que nunca havia sentido ou até mesmo, aquelas que nem sabia que existiam estavam ali, naquele humilde quarto. Ela não queria ir embora, sentia um vazio imenso quando esse dia chegava, mas o que a preenchia novamente era a vontade de voltar e ter mais uma vez todas aquelas sensações.
E a cada volta, aquele quarto ganhava novas dimensões, de pequeno se tornava grande, de humilde se tornava luxuoso e suficiente. Tudo que ela precisava estava lá. Ela estava realizada, e sabia que podia ir pra qualquer lugar e fazer qualquer coisa, seus sonhos dentro daquele quarto era o começo para torná-los reais. Não sentia medo, estava segura, confiante, protegida e amada, aquelas quatros paredes frias do início a aqueciam como nunca, e transbordavam amor para todos os lados.
O tempo se passava, e alguns sonhos se tornavam reais, outros porém, pareciam não caber naquele pequeno quarto. Foi o momento, de dizer adeus e ir em busca de um quarto maior, onde se pudesse desfrutar de outros tipos de sensações e descobrir um mundo diferente. Para ela, naquela hora, essa decisão parecia a mais correcta, era como se aquele amor merecesse algo maior, algo novo, algo a altura daqueles planos que se fizera dentro daquele humilde quarto, e que se surgem no decorrer natural da vida.
A mudança aconteceu. A última noite naquele quarto ela se sentiu e estava sozinha e lembra da sensação de medo que pela primeira vez tinha naquele pequeno quarto. As paredes pareciam se perderem de vista, tornando o quarto num enorme salão, o sentimento de abandono nunca antes sentido naquele quarto apareceu, parecia que as coisas nunca voltariam a ser como eram. Ela estava certa.
Assim, meses depois de abandonar o humilde quarto, realmente alguns sonhos e planos ficaram pelo caminho ou desmoronaram. Outros planos e sonhos feitos naquele quarto se concretizaram. Ela tinha um quarto maior, mais confortável. Ela era mais independente e tinha a sua privacidade, novas conquistas foram feitas, era mesmo tudo aquilo que ela imaginou que fosse. Mas faltava algo, de longe ela não esquece o pequeno quarto e de como a vida era mais colorida naquele tempo, mesmo sem as grandes ambições e luxo.
A vida continua turbulenta mas, com perspectivas de outros objectivos e etapas a serem realizadas e conquistadas mas a melhor lição de toda a sua vida ficou naquele quarto. Palavras como AMOR, DESEJO, CARINHO, ADMIRAÇÃO, RESPEITO, SINCERIDADE, HONESTIDADE, AMIZADE, COMPROMISSO, CUMPLICIDADE e COMPREENSÃO foram as mais exaltadas e assimiladas naquele pequeno espaço, e com certeza uma lição de vida. A simplicidade daquele quarto e de como ser feliz não requer muito irá ficar pra sempre guardada numa doce e eterna lembrança.

Claudia Reis (Abril 2010)

1 comentário: